Disfunção na Tireoide: 14 sinais para você ficar muito atento

disfunção na tireoide

por

A disfunção na tireoide acontece quando ela começa a falhar, como não liberar hormônio suficiente ou liberar em excesso, mas o que fazer?

A disfunção na tireoide é uma desregulação no organismo e pode ser causada por diversos fatores. Antes de mais nada, vamos entender o que é a Tireoide.

Ela é uma pequena glândula localizada na base do pescoço. Sua função é controlar o metabolismo e regular as funções corporais (respiração, temperatura, ciclo menstrual e assim por diante).

A tireoide também é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), mas você normalmente não percebe seu funcionamento. 

Disfunção na Tireoide – o que é isso?

A disfunção na tireoide acontece quando ela começa a falhar, como não liberar hormônio suficiente (hipotireoidismo) ou liberar em excesso (hipertireoidismo).

Os sintomas das doenças associadas ao funcionamento incorreto da tireoide podem espelhar os sintomas de muitos outros problemas. Eles variam de pessoa para pessoa e podem ocorrer de forma repentina ou muito gradual – sendo difícil de detectar.

Por essa razão, é importante visitar o médico da sua confiança de forma periódica e se atentar aos sintomas dessa condição.

Vale destacar que hipotireoidismo e hipertireoidismo são muito mais comuns em mulheres. Um exame de sangue pode detectar a disfunção e, em muitos casos, pode ser tratada com reposição hormonal.

Sintomas de Disfunção na Tireoide

Mudança de peso

Com hipotireoidismo, a glândula produz menos hormônios. Isso pode retardar todas as funções corporais, incluindo o metabolismo. 

Ou seja, o corpo fica mais lento, o que pode acarretar aumento de peso. No caso do hipertireoidismo o oposto pode acontecer: perda de peso acentuada e inexplicável. 

Ambas exigem tratamento. Lembre-se: qualquer disfunção da tireoide pode ser extremamente difícil para o corpo – especialmente para o coração.

Pressão arterial anormal 

O hormônio da tireoide se relaciona com o coração e impacta na velocidade dos batimentos. 

Com hipotireoidismo, a frequência cardíaca será mais lenta do que o normal. Isso vai afetar uma série de outros órgãos e funções corporais. 

Já no hipertireoidismo ocorre o oposto: a frequência cardíaca acelera demais. 

As duas condições merecem atenção e podem resultar em insuficiência cardíaca.

Novos hábitos intestinais 

Outro sistema do corpo que desacelera com o hipotireoidismo é o intestino, causando prisão de ventre. 

Por outro lado, com hipertireoidismo, a frequência de idas ao banheiro aumenta e a aparência das fezes pode estar mais amolecidas.

Fadiga, cansaço excessivo

O hipotireoidismo pode deixar o equilíbrio e controle de energia menos eficazes.

Você começa a perceber que um dia inteiro no trabalho cansa muito mais do que costumava, bem como que os treinos que você costumava amar são muito cansativos agora. 

Tal sensação de fadiga também pode contribuir para o ganho de peso.

Por outro lado, no hipertireoidismo você sente mais nervosismo ou como se tivesse tomado muitas xícaras de café, o que pode resultar num cansaço excessivo ao fim do dia.

O hipertireoidismo não te dá equilíbrio: seu corpo pode estar sobrecarregado por tempo demais antes de precisar de uma pausa.

Alterações de humor

O hipotireoidismo pode afetar o funcionamento do cérebro e, consequentemente, do humor. 

A depressão, por exemplo, é um sintoma que muitas mulheres experimentam e, por vezes, é difícil reconhecer que a tireoide pode estar envolvida no caso.

Inclusive, a própria depressão pode levar a alguns dos sintomas do hipotireoidismo.

Se você tem hipertireoidismo, seu humor pode ser alterado de outra maneira. A condição faz você sentir que está com pensamento acelerado, ansiedade e corpo trêmulo.

Ambas as desordens podem afetar o controle mental e emocional. Vale a pena conversar com seu médico sobre buscar também apoio na área da saúde mental.

Ciclo menstrual irregular

Seu período, de repente, ficou muito mais intenso do que o normal? Pode ser sinal de hipotireoidismo. É que a sua tireoide afeta o ciclo. Portanto, quando algo está errado, muitas vezes você verá alterações no seu período normal. 

No hipertireoidismo ocorre o inverso: você pode ter períodos bem mais leves do que está acostumada ou ele pode desaparecer por alguns meses inesperadamente.

Mudanças no cabelo, pele e unhas 

Seu dermatologista pode ser o primeiro médico a notar sinais de disfunção da tireoide, pois muitos deles se manifestam na sua pele, cabelo e unhas. 

Ambas as condições (hipotireoidismo e hipertireoidismo) podem resultar no cabelo mais fino. No caso do hipotireoidismo, cabelo e pele ficam super ressecados.

Dores Musculares e Fraqueza

Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, você pode sentir dores nos músculos, rigidez nas articulações e fraqueza – cansando-a ainda mais e fazendo com que não queira ser uma pessoa ativa. 

Mantenha-se em sintonia com seu corpo e reconheça quando algo está diferente do comum. Por exemplo, se você não fez um treino duro recentemente, não deveria estar se sentindo fraca e dolorida.

Disfunção da Tireoide causa névoa mental

O hipotireoidismo pode realmente retardar as sinapses em seu cérebro e reduzir a velocidade de sua função cerebral. Você não conseguirá pensar com tanta clareza e poderá sentir que tem uma neblina no cérebro. Tal sentimento de desaceleração também pode acompanhar mudanças de humor e depressão.

Olhos Inchados ou Secos

Ao passo que a Doença de Graves (um distúrbio autoimune que gera hipertireoidismo) pode causar algumas alterações visuais. Um sinal revelador são os olhos inchados e protuberantes. 

Por sua vez, olhos secos e irritados sem causa alérgica ou por uso de medicamentos podem ser um sintoma de hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Excesso de frio ou calor constantes 

Constantemente com frio? Sua sensibilidade à temperatura pode ser um sinal de hipotireoidismo. A circulação lenta pode deixar você com frio quando está perfeitamente quente e todos ao seu redor se sentem bem. O oposto vale para o hipertireoidismo: você pode ser super sensível a qualquer calor e suar mais do que os outros.

Afinamento das sobrancelhas 

Do mesmo modo, muitas mulheres ficam surpresas ao saber que a perda de parte das sobrancelhas (especificamente da borda externa) é um sinal de hipotireoidismo que acompanha a perda de cabelo em geral. 

Se notar que suas sobrancelhas estão ficando escassas nos cantos – e você está se sentindo mal como um todo –, não se preocupe com o envelhecimento e o estresse. Consulte seu médico!

Inchaço nas extremidades inferiores

Se você notar um inchaço repentino na parte inferior do corpo (quadril, joelhos, tornozelos e pés), pode ser um sinal de retenção de líquidos – que, por sua vez, pode ser um sinal de hipotireoidismo ou Doença de Graves.

Dificuldade para engravidar

Se você está tentando engravidar sem sucesso, provavelmente já está estressada e preocupada apenas com essa questão.

No entanto, a infertilidade pode ser um sinal de outros problemas subjacentes – como a disfunção da tireoide. É preciso levar a glândula em consideração quando for ao médico.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e veja outras dicas de saúde!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Portal Dráuzio Varella

Blog da Saúde | Ministério da Saúde

American Thyroid Association

MedlinePlus (National Institutes of Health-NIH)

Hormone Health Network | The Endocrine Society




Compartilhe:

SAC - Posso ajudar?
Pular para o conteúdo