Em mais uma iniciativa para ajudar a preservar a saúde dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do tratamento de pacientes com Covid-19, a Geolab, indústria farmacêutica instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, realizou a doação de uma cápsula de transporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Anápolis (Samu 192 Regional Anápolis/ Região Pirineus).

A cápsula permite o isolamento do paciente com Covid-19 das equipes durante o transporte, garantindo menor risco de contágio e proporcionando maior segurança a todos. O dispositivo é hermeticamente fechado e destinado para o transporte isolado em ambulâncias, aeronaves ou qualquer veículo capaz de transportar um paciente em uma maca padrão.

O material utilizado é PVC atóxico, de alta qualidade e durável, com gerador de pressão negativa para evitar o vazamento do ar contaminado do interior da cápsula, e acessos para a passagem dos cabos de equipamentos e monitores, bem como os dutos para respiradores mecânicos.  É ainda compacta, flexível e leve para ser transportada. “Teremos agora uma segurança maior e mais tranquilidade da nossa equipe no transporte desses pacientes. Quando souberam dessa doação, nossos médicos e enfermeiros manifestaram de forma positiva, inclusive quanto aos atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (USA)”, destaca Eliane Moreira, coordenadora geral do Samu 192 Regional Anápolis/ Região Pirineus, ao agradecer também a ação.

Eliane ressalta que a Covid-19 ainda traz grande preocupação aos profissionais da unidade, tanto pelo contágio, por ser uma doença ainda desconhecida, quanto pela sobrecarga, que gera insegurança às equipes. “Esta cápsula vai ajudar a reduzir os riscos de contato com secreções e de contágio dos nossos profissionais que atuam nesta linha de frente. Cuidar dos nossos profissionais é uma forma de cuidar melhor dos nossos pacientes”, frisa.

Atualmente o Samu 192 Regional Anápolis/ Região Pirineus conta com 94 profissionais na área técnica e 122 na linha de frente, que são do Corpo de Bombeiros que atua como prestador de serviço por meio de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública de Goiás e a Prefeitura de Anápolis.

“Pensamos na saúde em todos os sentidos e aspectos. Seja quem precisa de atendimento quanto quem precisa de um medicamento. Contribuir com a preservação da saúde desses profissionais, que dedicam suas vidas para cuidar de outras vidas, é o que podemos fazer sempre”, enfatiza José Ribeiro Suso Junior, gerente de Marketing da Geolab.

Câmaras

Outra doação feita pela empresa neste sentido também foi a doação de 12 câmaras de contenção de partículas para a saúde municipal de Anápolis, sendo seis unidades destinadas para Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves e seis unidades para o Hospital Municipal Jamel Cecílio, também de Anápolis.

A câmara de contenção de partículas foi pensada de forma que atendesse a rapidez em sua construção e custos mínimos, garantindo a segurança do paciente e ao profissional da saúde. Projetada com plástico rígido e transparente e tamanho sob medida da cama hospitalar para oferecer maior sensação de liberdade para o usuário. As partes superiores são fixadas à cama para maior facilidade de manipulação de medicamentos e cuidados com o paciente. A peça foi projetada em forma de capa, que pode ser retirada de sua estrutura para higienização e desinfecção a qualquer momento, com total facilidade, por apenas um profissional da saúde.