Mais uma vez a indústria farmacêutica Geolab estende sua mão ao próximo e se une a mais 24 empresas instaladas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) para doar, no mínimo 25 leitos de UTI para reforçar o atendimento a pacientes com Covid-19 no sistema municipal de saúde de Anápolis. A empresa colabora com 2 leitos completos por 30 dias, que poderão ser renovados por igual período. O valor de investimento dos 02 leitos é de R$ 108 mil por mês.

A doação contempla a contratação de serviço, na rede privada de saúde, de gestão integrada de dois leitos de UTIs tipo II, compreendendo a locação de equipamentos, gerenciamento técnico, assistência médica multiprofissional (de forma ininterrupta), com manutenção e insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos e atendimento dos pacientes (medicamentos, materiais e insumos). Também está incluso o fornecimento de equipe de assistência médica multiprofissional.

“Anápolis, que já contava com 33 leitos de UTI, passará para 58 leitos com a doação das empresas do DAIA, que atenderam nossa solicitação demonstrando seu compromisso com a nossa cidade. Estruturar cada dia mais o sistema de saúde é o nosso foco sempre para que Anápolis sofra o menos possível as consequências desta terrível pandemia”, destacou o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, durante o anúncio da doação.

Secretário Municipal de Desenvolvimento de Anápolis, Anastacios Apostolos Dagios explica que a ação é fruto de diálogo entre o poder público municipal e a classe empresarial, que participa ativamente das decisões sobre o município em tempos de pandemia do coronavírus. “Vemos com muita importância essa aproximação. Eles se reuniram e se dispuseram a contribuir dessa forma, mantendo assim a escala de trabalho nas empresas e os funcionários até mesmo mais protegidos, com aferição de temperatura várias vezes no dia, com distanciamento controlado, álcool em gel e máscaras”, destaca.

Anastacios calcula que, pelo menos, 14 leitos já foram repassados pelas empresas ao Fundo Municipal de Saúde de Anápolis. “Esta conversa foi fundamental para que decisões como retomada do comércio, como já fizemos, acontecesse e nossa cidade esteja com os casos e saúde sob controle. Anápolis conta com esses leitos tanto em nossa cidade quanto em Goiânia, reservados especificamente para a nossa comunidade”, pontua. Ao final da pandemia, o secretário conta que será realizada uma comemoração para agradecer às empresas que participaram da ação. “Queremos mostrar o quanto somos gratos pelo apoio e também vamos fornecer a elas o Selo Amigo da Saúde em reconhecimento a esta iniciativa”, complementa.

Gerente de Marketing da Geolab, José Ribeiro Suso Junior frisa que este tipo de ação já faz parte das ações sociais realizadas pela empresa, que foram intensificadas neste momento de isolamento social. “Além dos hospitais, com doação de respiradores, câmaras de contenção de partículas e mobiliário, também arrecadamos e doamos cestas básicas para famílias carentes e entidades beneficentes da nossa região. A saúde é a nossa mola propulsora em todos os aspectos”, enfatiza.

Outra ação recente realizada pela empresa foi a entrega de equipamentos para oferecer melhor estrutura da UTI do Hospital Municipal de Anápolis, destinada para tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave, que neste caso também enquadra pacientes com Covid-19. Foram repassados 10 suportes de soro, 10 mesas de apoio para refeição, 2 beliches, 4 colchões e um bebedouro industrial, mobiliário que proporcionou uma estrutura melhor para este espaço reservado da unidade hospitalar.