Seis dicas de como se preparar para o carnaval e como se alimentar durante os dias de festa - Geolab Indústria Farmacêutica

A nutricionista Andrea Dario Frias, doutora em nutrição, dá dicas para você passar o período

 

Faltando uma semana para o carnaval, ainda dá para ficar com o corpo em dia para curtir a folia. A nutricionista Andrea Dario Frias, doutora em nutrição, dá seis dicas para você passar o período:

1) Fracione a alimentação
A nutricionista recomenda que o consumo de alimentos seja de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas.
— Isso vai garantir uma saciedade para a refeição seguinte e você vai comer menos quantidade de alimento.
A medida também faz com que o metabolismo trabalhe de forma adequada.

2) Evite alimentos gordurosos
A dieta deve ser baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe, e alimentos cozidos a vapor e grelhados, evitando o consumo de frituras ou o uso de muita gordura no preparo. Frutas e legumes podem ser ingeridos em abundância, na forma de saladas e sucos, além de cereais integrais. Se a pessoa não é intolerante à lactose, pode utilizar laticínios com moderação, em especial os desnatados.

3) Shakes são ideais quando não há tempo de preparar uma boa refeição
Para aqueles que não têm tempo de fazer uma alimentação adequada, Andrea lembra que existem, no mercado, alimentos que podem atuar como apoio à refeição, principalmente à noite, como os shakes. Mas é preciso ter cuidado e não usar esse tipo de alimento por tempo prolongado.
— Recomendo sempre um shake bem balanceado, nutritivo e que seja aprovado por empresas de confiança, que a gente sabe que fazem dentro das regras que o Ministério da Saúde estabelece.

4) Beba bastante líquido
A pessoa deve tomar muito líquido para hidratar o corpo. Sucos desintoxicantes, feitos com frutas, vegetais e gengibre, chá verde, água-de-coco são opções para limpar o organismo de impurezas e têm efeito termogênico, ou seja, aceleram a queima de calorias.

5) Cuidado com as bebidas alcoólicas
É preciso cuidado também em relação às bebidas alcoólicas, que não devem ser ingeridas de estômago vazio.
— O álcool desidrata o corpo. Você pode tomar, mas sempre alternando com muita água — alertou a nutricionista.

6) Alimentação deve sustentar gasto de energia
Para ter mais energia, os foliões devem preferir os carboidratos, como massas, lanches leves com pães integrais, batata e tapioca.
— É importante não ficar em jejum e fazer uma boa refeição principalmente na hora em que acorda no dia seguinte.

Fonte: Zero Hora