Você sabe como plantar árvores? Antes de mais nada, essenciais para a vida na Terra, as árvores estão presentes nos nossos dia a dia, existindo referências de sua importância em diversas passagens da história da humanidade.
Dessa forma, precisamos pensar: quais são os benefícios de se cultivar árvores e como realizar o plantio e cuidado necessários para obter plantas saudáveis?
Nesse sentido, vamos conversar sobre esse assunto hoje e, para ilustrar o texto, trouxemos fotos de um momento muito especial que aconteceu na Geolab, que foi a ação para o Dia da Árvore.
Confira a seguir!
Motivos para você plantar árvores
A primeira função que aprendemos sobre as plantas é que elas conseguem absorver a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, e liberar oxigênio e água para o meio que as cerca, como resultado do processo de fotossíntese.
Dessa forma, além de auxiliarem na melhora da qualidade do ar, influenciam na umidade e na regulação da temperatura ambiente. Além disso, quem nunca sentiu diferença na temperatura e no frescor do ar quando entrou em uma região de mata? É revigorante!
As árvores servem como proteção natural, uma vez que, sua presença reduz a velocidade dos ventos que atuam sobre a superfície. Tornam-se, portanto, agentes para a proteção do solo, evitando desgaste, erosão e deslizamentos de terra.
Mais saúde para você e para o planeta
Primeiramente, a presença de árvores enraizadas favorece o aumento da percolação da água para o solo, garantindo a manutenção de nascentes e corpos d’água e uma proteção extra contra enchentes. Contudo, você sabia que uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água?
Além disso, diminuem a poluição sonora e visual nas cidades e zonas urbanizadas. Em meio ao caos da vida nas cidades, o verde das plantas torna-se um alívio para os olhos e para a mente.
Por fim, as árvores produzem uma infinidade de substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, além de servirem como fontes de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais, seja em parques urbanos, ou nas florestas e matas.
É inegável que o Brasil possui uma riqueza de biomas, dentre eles, encontra-se o Cerrado, mas que teve como resultado desmatamento que atingiu em 2021 o nível mais alto desde o ano de 2015. Da mesma forma, pelo fato de ser um dos biomas mais ricos em espécies do mundo e um importante sumidouro de carbono, a reposição florestal é muito importante.
Sob o mesmo ponto de vista, vale lembrar que plantar árvores nativas oferece melhora significativa da qualidade do solo, o que pode ser visto como um atrativo para os produtores rurais cujas propriedades localizam-se no Cerrado.
Você sabe como plantar árvores?
Existem alguns cuidados básicos que são necessários para que o cultivo de árvores aconteça de forma adequada. Com as dicas a seguir, você poderá plantar suas árvores e cuidar delas de forma mais assertiva.
Primeiros passos
- A primeira dica é escolher espécies que se adequem ao clima e solo do local;
- Antes do plantio, é necessário garantir que a umidade das raízes da muda escolhida seja mantida;
- Após escolher o local para o cultivo, controle, na região ao redor, o acesso de animais que pastam no local e a população de formigas cortadeiras. Roce apenas as ervas e capins mais altos, deixando as demais plantas, mesmo as mudas menores;
- Em um raio de 50 cm, limpe totalmente o terreno, deixando apenas o solo disponível nessa área. É necessário deixar também material vegetal mais grosseiro disponível, pois será usado depois para proteger melhor a planta;
- Cave uma cova côncava nessa área (caldeira), com os mesmos 50 cm de diâmetro e profundidade que seja o dobro do comprimento do torrão onde estão as raízes de sua muda.
Plantando sua árvore
- Solte a terra do torrão sobre o buraco, o que favorece o desenvolvimento posterior das raízes. Segurando a planta pela haste, coloque-a no buraco para então tapá-lo até cobrir o torrão. Devemos nos assegurar que fique coberto com, pelo menos, 3 cm de terra;
- Calce a terra ao redor da planta, com as mãos ou pés, a fim de evitar risco de danificar a muda. Se possível, efetue a rega vertendo água sobre a base da planta;
- Crie um muro ao redor da caldeira para reforçar a capacidade de retenção da água. Se o terreno estiver em declive, o muro será feito apenas na área mais baixa, contrária ao sentido de escoamento da água;
- No final, coloque o material grosseiro dentro da caldeira, até atingir a altura do solo. Você pode adicionar uma estaca e um protetor florestal, para guiar o crescimento da muda plantada e oferecer maior proteção contra a ação de animais e do vento;
- Apadrinhe sua planta, verifique as condições de seu plantio, reforçando a barreira da caldeira, repondo o material vegetal grosseiro e mantendo a área o mais limpa possível.
Agora é cuidar muito bem da sua plantinha!
E não se esqueça de recolher os plásticos e outros restos que vieram com as mudas, dando um destino adequado a este resíduo!
Por dentro do Projeto de Biodiversidade Geolab
Da mesma forma que cuidamos da saúde dos brasileiros, a Geolab se esforça para que esse cuidado seja direcionado também para a preservação do meio ambiente.
Por isso, desde 2003, realizamos um trabalho muito importante: o Projeto de Biodiversidade Geolab. Você já conhece?
É através dele que cultivamos espécies nativas do Cerrado e contribuímos para a preservação desse bioma tão ameaçado na nossa região.
De acordo com Sandra Emília de Lima Silveira, Gestora Ambiental da Geolab:
“O objetivo desse projeto é recuperar nascentes, recuperar a erosão pré-existente no local e trazer diversidade genética para o habitat natural.”
Nesse ínterim, todas as espécies cultivadas no viveiro da Geolab desempenham um papel muito importante no para a fauna do Cerrado brasieiro, além de promoverem insumos para fins medicinais, ornamentais, em madeiras, no mercado tintorial, entre outros. São elas:
- Ipê (amarelo, rosa, branco e roxo);
- Jacarandá Caroba;
- Murici do Cerrado;
- Angico;
- Aroeira;
- Baru
- Gerivá Goiaba;
- Paineira Rosa;
- Pequizeiro;
- Saboeiro;
- Sangra D’água.
Vale lembrar que, algumas dessas plantas, como o Ipê amarelo e o branco, são espécies consideradas em estado de vulnerabilidade, o que reforça ainda mais a importância dessas ações.
Ainda mais porque o futuro que queremos construir perpassa pelas escolhas que fazemos no presente. Por isso, deixamos o convite para você e sua família: que tal plantar árvores onde vocês moram?
As atitudes de hoje refletem no amanhã. Vamos juntos nessa jornada em prol de um futuro mais sustentável!
Fontes: